O que é?
A Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga (APELT) desenvolveu o Projeto Estaleiro-Escola da Baía de Guanabara: promovendo o ressurgimento da cadeia produtiva da construção de embarcação pesqueira no estado do Rio de Janeiro com o objetivo de capacitar pescadores para a construção e reforma das embarcações pesqueiras no Rio de Janeiro, fortalecendo suas habilidades e conhecimentos.
O projeto abrange os municípios de Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo.
Por que fazer?
O projeto visa renovar as capacidades técnicas, econômicas e de gestão da cadeia produtiva da carpintaria naval, promovendo a mobilização das comunidades pesqueiras e a realização de atividades no Estaleiro-Escola. O foco está no intercâmbio entre o conhecimento tradicional e as tecnologias avançadas da Engenharia Naval, resgatando e fortalecendo essa cadeia produtiva. Reforma e reestruturação do Hangar da UFRJ, que agora pode ser utilizado para diversas atividades (patrimônio).
Como foi realizado?
Foram oferecidos dois cursos de capacitação em Construção Naval Artesanal, ministrados por professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) juntamente com mestres carpinteiros tradicionais.
As aulas abordaram tanto técnicas tradicionais quanto inovações, para a construção de embarcações para a pesca artesanal e incluem medidas de prevenção de acidentes e proteção da saúde do trabalhador. O foco foram as embarcações tradicionalmente utilizadas para a pesca na Baía de Guanabara.
Resultados:
Foi realizada a reforma no Hangar da UFRJ, permitindo a realização dos cursos, compartilhando metodologias, práticas e tecnologias da construção naval artesanal com os alunos. Por conta desta estrutura e dos equipamentos adquiridos, foram formados 60 alunos e foram construídas três embarcações. O projeto ainda organizou um seminário estadual para debater políticas e ações necessárias para o fortalecimento da cadeia produtiva das embarcações de pesca e da construção naval artesanal, com participação de governos, comunidades, pesquisadores e empresas, incluindo a presença de representantes de outras iniciativas apoiadas pela Chamada de Projetos.
Por fim, o subprojeto realizou a reforma e estruturação da sede da APELT, em Tubiacanga, também equipada como estaleiro naval, fortalecendo empreendimentos de construção e reforma de embarcações em pontos estratégicos do Rio de Janeiro e ampliando a cadeia produtiva da pesca artesanal.
A realização dos projetos Apoio a UCs, Conservação da Toninha, Educação Ambiental e Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO,
conduzido pela Ministério Público Federal – MPF.
O objetivo desse site é permitir que todas as pessoas, direta ou indiretamente, beneficiadas pelos projetos, bem como a sociedade em geral, sejam informadas sobre a aplicação desses recursos e conheçam os resultados que estão sendo alcançados por meio dos projetos.