Saiba mais sobre os

projetos &
medidas compensatórias

O TAC FRADE, que tem como objetivos específicos a conservação da biodiversidade no litoral, o uso sustentável dos recursos pesqueiros, o fortalecimento da pesca artesanal e educação ambiental, apoia quatro grandes projetos socioambientais.

Tendo em vista que um acidente de óleo no mar causa diferentes impactos ao ecossistema marinho e costeiro, afetando a sua biodiversidade e as atividades econômicas que dependem do seu equilíbrio ecológico, o TAC FRADE busca com esses projetos, apoiar a realização de pesquisas voltadas para diferentes ambientes e espécies marinhas. As iniciativas resultam em informações que podem subsidiar políticas públicas de gestão e conservação ambiental, além de contribuir com ações de geração de renda para comunidades pesqueiras tradicionais.

De forma integrada, todas essas ações vêm contribuindo para a conservação do ecossistema marinho, bem como para a melhoria da qualidade de vida de comunidades pesqueiras, incluindo a geração de benefícios socioambientais diretos para as áreas contempladas e, indiretos, para a região litorânea como um todo.

O Projeto visa a promover a conservação da toninha, o golfinho mais ameaçado do Brasil, por meio da geração de conhecimento sobre a biologia, ecologia e viabilidade populacional da espécie.

Pesquisa Marinha e Pesqueira

Promove a geração e a disseminação de conhecimento científico sobre a biologia, ecologia e dinâmica populacional de espécies-alvo da pesca, contribuindo para o uso sustentável dos recursos pesqueiros.

Apoio a Unidades de Conservação

O FUNBIO, desde 2016, vem implementando o Projeto Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação Federais Costeiras e Estuarinas dos estados do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), como uma das medidas compensatórias do TAC FRADE.

Educação Ambiental

Projeto implementação de ações voltadas à educação ambiental e geração de renda e qualidade ambiental nas comunidades pesqueiras do Rio de Janeiro.