Antes de 2024 terminar, os países com as maiores economias do mundo aterrissaram no Rio de Janeiro para o grande encontro do G20. E em meio a inúmeras atividades, o diretor geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Qu Dongyu, reservou um tempo para ir a Niterói conhecer a iniciativa Maré de União, que é apoiada pelo Projeto Educação Ambiental. Por indicação de pessoas e instituições que atuam na área, ele viu de perto o trabalho de fortalecimento da comunidade pesqueira local, liderado pela Associação de Pescadores e Pescadoras da Reserva Extrativista de Itaipu e Lagoa de Itaipu (APPREILI).
Demonstrando simpatia e animado com o que viu, Qu Dongyu não estava sozinho: ele foi acompanhado pelo ministro da Pesca no Brasil, André de Paula, pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, e outras autoridades dos governos federal e municipal. O encontro aconteceu no dia 17 de novembro e marcou não só o diretor da FAO, mas também a comunidade de Itaipu.
“A visita é muito relevante para dar visibilidade ao trabalho dos pescadores artesanais e à pesca artesanal realizada de forma sustentável em Itaipu, que precisa de mais atenção e investimento público. É importante também para demonstrar a organização dos pescadores e sua luta para manter seu território, seus recursos, sua atividade e seu modo de vida”, diz Valéria Penchel, que coordena a iniciativa Maré de União.