Raízes da Costa Verde

Velha conhecida do turismo de massa, a região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, agora pode ser apresentada aos visitantes pelos olhos de quem sempre esteve naquele território. Nos últimos anos, com apoio do Projeto Educação Ambiental, comunidades tradicionais da Ilha Grande e de Paraty construíram coletivamente seus próprios roteiros de Turismo de Base Comunitária (TBC). Reunimos algumas informações gerais de cada um deles para que você possa ter um tira-gosto – e quem sabe se organizar para conhecê-los de perto.

PARATY

Proporcionando um mergulho na cultura caiçara, o circuito abraça 11 comunidades costeiras de Paraty, como Trindade, Praia do Sono, Pouso da Cajaíba e Saco do Mamanguá. Passeios de barco, visita a casas de farinha, aulas de artesanato, observação de aves e culinária caiçara são algumas das vivências oferecidas pelo projeto, que é administrado pela Associação de Condutores Ambientais de Paraty (ACAP).

Para mais detalhes e orçamentos, visite o site ou o perfil do Instagram.
Contato: 24 97403-8277

ILHA GRANDE

“Enseada das Estrelas e suas Raízes” é um projeto de TBC liderado pela Associação de Moradores e Pescadores da Enseada das Estrelas (AMPEE), que abrange as comunidades de Freguesia de Santana, Saco do Céu, Praia de Fora e outras localidades. A iniciativa pretende proporcionar ao viajante uma experiência de intercâmbio com a cultura e os saberes locais, apresentando a Ilha Grande e suas histórias a partir do olhar de seus mestres e jovens. No roteiro estão incluídas atividades como o café da manhã caiçara, vivência com marisqueiras, rodas de conversa, além, claro, de banho de mar e cachoeira.

Para conhecer mais do projeto, assista a este vídeo.

Informações e contato: 24 99817-7207.

Fonte: Guido Nietmann