O que é?
O Subprojeto Pescatur – Turismo de Base Comunitária e Cidadania nos municípios costeiros da Baía de Guanabara, coordenado pela Trama Ecológica, teve como principal objetivo promover o desenvolvimento e o fortalecimento das comunidades tradicionais pesqueiras da região.
A iniciativa visa capacitar pescadores artesanais, marisqueiras, catadores de caranguejos e outros grupos tradicionais, como quilombolas e indígenas, por meio de cursos de Educação à Distância (EAD) em Turismo de Base Comunitária (TBC). A meta central é proporcionar ferramentas para que essas comunidades possam se inserir de forma sustentável no mercado de trabalho, fortalecendo as cadeias produtivas da pesca artesanal, do ecoturismo e da economia solidária (ECOSOL).
Além disso, o Pescatur tem o compromisso de fortalecer a articulação entre as comunidades pesqueiras e os coletivos de economia solidária já estabelecidos, como a Rede Nós da Guanabara, contribuindo para a visibilidade e sustentabilidade das atividades econômicas locais.
Por que fazer?
O subprojeto se destaca como um esforço de inclusão social e resgate cultural, ao valorizar os saberes tradicionais e promover o desenvolvimento econômico e sustentável das populações tradicionais, que dependem da Baía de Guanabara para sua subsistência. Ao criar oportunidades por meio do ecoturismo, o suprojeto reforça a conexão entre as comunidades pesqueiras e o meio ambiente.
Como foi realizado?
O subprojeto beneficiou pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo pescadores artesanais, marisqueiras, catadores de caranguejos e outras populações tradicionais, como quilombolas e indígenas.
Esses beneficiários, provenientes de sete municípios da Baía de Guanabara, participaram de cursos de formação em Turismo de Base Comunitária (TBC). Além disso, sete monitores locais, prioritariamente jovens, foram contratados para apoiar a mobilização e divulgação do projeto nas comunidades pesqueiras.
O projeto adotou uma metodologia participativa para promover a capacitação dos cursistas, com o ensino a distância. A comunicação foi adaptada para superar barreiras de exclusão digital, utilizando plataformas como WhatsApp para envio de áudios e videoaulas, além de materiais didáticos inclusivos.
A metodologia foi desenhada para garantir que os pescadores pudessem acessar e se beneficiar plenamente das formações, independentemente de suas condições socioeconômicas ou educacionais.
Resultados esperados:
O Suprojeto Trama – Pescatur alcançou resultados significativos, garantindo a formação de sete turmas de cursistas, totalizando 210 jovens e adultos, que foi uma das principais conquistas. Esses alunos foram capacitados em TBC utilizando ferramentas de Educação à Distância (EAD) em parceria com a UNIRIO e com o apoio de entidades de pesca locais.
Entre os principais produtos gerados pelo Subprojeto Trama – Pescatur, destacam-se a produção de cartografias territorializadas sobre o potencial turístico da Baía de Guanabara, a criação de um Guia online de Roteiros e Vivências e o desenvolvimento de materiais audiovisuais para divulgação nas redes sociais. Esses esforços resultaram em maior visibilidade para as comunidades pesqueiras e para o ecossistema da região, fortalecendo a cidadania e o empoderamento dos participantes.
A realização dos projetos Apoio a UCs, Conservação da Toninha, Educação Ambiental e Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO,
conduzido pela Ministério Público Federal – MPF.
O objetivo desse site é permitir que todas as pessoas, direta ou indiretamente, beneficiadas pelos projetos, bem como a sociedade em geral, sejam informadas sobre a aplicação desses recursos e conheçam os resultados que estão sendo alcançados por meio dos projetos.