AREMAC - Ensinar a reformar

O que é?

A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC) desenvolveu o Projeto Ensinar a Reformar para Preservar a Carpintaria Naval da Pesca no município de Arraial do Cabo, situado na Região dos Lagos, do estado do Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo fortalecer a pesca artesanal e promover o desenvolvimento da comunidade pesqueira local, por meio da reforma de embarcações tradicionais da pesca artesanal.

Por que fazer?

Em novembro de 2022, muitas embarcações sofreram danos físicos por conta de uma tempestade que ocorreu em Arraial do Cabo. Algumas delas ficaram impróprias para a navegação, fazendo com o pescador perdesse seu principal instrumento de trabalho. Além disso, o subprojeto também buscou resgatar uma parte importante do patrimônio tradicional da pesca artesanal de Arraial do Cabo, por meio da reforma de canoas de borçada (embarcação tradicional construída com um tronco único de madeira). As canoas de borçada não são mais construídas por conta da limitação na disponibilidade de madeira com a qualidade e tamanho mínimo necessário. Algumas canoas de Arraial do Cabo possuem mais de 100 anos de idade e puderam ser reformadas por meio das ações do subprojeto.

O subprojeto promoveu uma valorização do conhecimento tradicional dos carpinteiros navais artesanais de Arraial do Cabo, que foram contratados para reformas as embarcações. Isso tudo contribuiu para a segurança das embarcações, gerando um complemento de renda nas comunidades pesqueiras.

Como foi realizado?

O projeto realizou a aquisição de ferramentas e equipamentos necessários para as reformas das embarcações, além de fornecer os insumos necessários, como madeira, cola, dentre outros. Foram realizadas oficinas de artesanato com o reaproveitamento de madeira que sobram das reformas das embarcações e descartes de redes de pesca, promovendo a geração de renda e envolvendo também um grupo de mulheres, em uma ação alinhada às ações do subprojeto de Turismo de Base Comunitária desenvolvido pela mesma instituição. Adicionalmente, o subprojeto também realizou uma reforma na balsa de maricultura da AREMAC, com o objetivo de estruturar e fortalecer a maricultura local.

Resultados esperados:

O projeto realizou a reforma e adequação de 97 embarcações, sendo 15 canoas de borçada e 82 barcos, em sua maioria barcos de boca aberta (modelo de embarcação típico da região). Adicionalmente, foram construídos 16 caicos. A balsa de maricultura da Associação foi reformada e equipada com placas solares e câmeras de segurança. Foram realizadas oficinas de artesanato naval, com a produção de miniaturas das embarcações típicas das praias de Arraial do Cabo, além de oficinas de artesanato para produção de material com redes de pesca descartadas.

As reformas das embarcações permitiram que os pescadores artesanais pudessem ter de volta o seu principal equipamento de trabalho, favorecendo a geração de renda, autonomia e a segurança durante a navegação.

Para

Saber
mais