O que é?
A Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM) realizou o Projeto Compartilhar é Construir, recebendo alunos das cidades de Paraty, Magé, Arraial do Cabo, Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e Rio de Janeiro. O projeto teve como objetivo oportunizar a construção de embarcações tradicionais com outra matéria-prima alternativa à madeira convencionalmente usada, como a fibra de vidro.
Por que fazer?
O projeto valoriza os conhecimentos tradicionais da pesca artesanal, integrando-os ao uso de novos materiais, como a fibra de vidro, para a construção de embarcações tradicionais da pesca artesanal. Em síntese, a estratégia é oferecer uma alterativa de matéria-prima, substituindo a madeira utilizada para a construção naval, juntamente com a elaboração de petrechos de pesca mais eficientes, de forma a impulsionar a pesca artesanal.
Como foi realizado?
O projeto inclui a realização de cursos para capacitação de grupos de pescadores artesanais para a construção naval artesanal utilizando fibra de vidro. Também foi realizado o desenvolvimento e teste de petrechos de pesca, incluindo armadilhas para captura de pescado, buscando maior eficiência na atividade.
Resultados esperados:
Ao final do projeto, foram adquiridos moldes de fibra de vidro, que poderão ser utilizados pelas comunidades pesqueiras na construção de novas embarcações. Foram sete turmas de alunos, sendo duas turmas para a construção de barcos e cinco turmas para construção de canoas, totalizando cerca de 50 alunos no total. As canoas construídas foram doadas para as comunidades que fizeram o curso. Além disso, as embarcações construídas durante os cursos, embora tenham sido elaboradas a partir de uma mesma fôrma, alguns detalhes internos foram adequados considerando as necessidades de cada comunidade pesqueira. Todas as embarcações construídas foram regularizadas junto a Marinha do Brasil.
A realização dos projetos Apoio a UCs, Conservação da Toninha, Educação Ambiental e Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO,
conduzido pela Ministério Público Federal – MPF.
O objetivo desse site é permitir que todas as pessoas, direta ou indiretamente, beneficiadas pelos projetos, bem como a sociedade em geral, sejam informadas sobre a aplicação desses recursos e conheçam os resultados que estão sendo alcançados por meio dos projetos.