Comidinha caseira, ingredientes frescos, preço justo e ambiente agradável. Se isso já seria motivo suficiente para almoçar em um local, há ainda mais razões para se conhecer duas iniciativas em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Tocadas essencialmente por mulheres, a Cooperativa de Mulheres Produtoras da Pesca Artesanal e de Plantas Nativas da Região dos Lagos e a Cooperativa de Mulheres Pescadoras, Aquicultoras e Artesãs da Prainha abriram suas portas ao público por meio de restaurantes comunitários. Fruto direto de um trabalho coletivo que vem sendo construído há cerca de uma década, os estabelecimentos servem refeições com sabor e história: “Nosso restaurante não vende somente comida, mas tradição e cultura local”, diz Margareth Julião, presidenta da Cooperativa de Mulheres Produtoras. Ficou com vontade de conhecer? Clique abaixo e saiba mais!
Serviço:
RESTAURANTE DA COOPERATIVA DE MULHERES PRODUTORAS DA PESCA ARTESANAL E DE PLANTAS NATIVAS DA REGIÃO DOS LAGOS
Endereço
Rua Epitácio Pessoa, 14 (subida da Praia Grande), Arraial do Cabo
Horário de funcionamento
Sexta a domingo e feriados. De 9h às 16h.
Cardápio
Pratos principais: Tradicional peixe com pirão; Peixe, arroz, feijão, salada e farofa; Opções de carne ou frango para quem não come frutos do mar.
Petiscos: Quibe de peixe, Croquete de peixe, Nuggets de peixe, Fishburger
O que esperar
“Nosso restaurante não vende somente comida, mas história, tradição e cultura local”, diz Margareth Julião, presidente da cooperativa
RESTAURANTE GASTROTRADIÇÃO
Endereço
Rua José Pinto de Macedo, 180, Prainha, Arraial do Cabo
Horário de funcionamento
Almoço de segunda a sábado, das 11h às 15h.
À noite música ao vivo com drinks e petiscos, a partir das 19h.
Aos domingos às 18h o espaço realiza oficinas de percussão, jongo e samba de roda.
Cardápio
Pratos principais: Tradicional peixe com pirão; Omelete de peixe desfiado; Peixe frito; Macarrão com molho de lula ou camarão. Para quem não come frutos do mar há opções como churrasco misto e macarrão à bolonhesa.
Petiscos: Quibe de peixe; Isca de peixe com batata-frita; Pasta de peixe com torradas
O que esperar
“Preparamos a comida tradicional da prainha e contamos sua história. Fazemos parte do circuito de turismo de base comunitária dos mestres sabedores: estamos abertos a receber grupos que querem degustar nossos alimentos e conversar sobre a cultura de Arraial do Cabo”, diz Cleusa dos Remédios,
Foto: arquivo pessoal Mulheres Nativas