Instituto Onda Azul realiza cerimônia de entrega do primeiro barco de pesca artesanal em São Pedro da Aldeia

Créditos: Cinthia Karina /Instituto Onda Azul

No dia 18 de maio, São Pedro da Aldeia foi contemplado com a cerimônia de entrega da embarcação de pesca artesanal para a comunidade da Baleia, realizada pelo Projeto Novos Mestres, gerido pelo Instituto Onda Azul. A construção da embarcação é uma iniciativa da turma de Carpintaria Naval do projeto e visa cumprir o compromisso de deixar um legado de desenvolvimento econômico e capacitação profissional nas comunidades pesqueiras da região. Com o apoio do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Projeto Educação Ambiental, o evento ocorreu na Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, localizada na Rua Praia da Baleia 22, São Pedro da Aldeia/RJ. 

Ricardo Farias, Gerente de Projetos do Instituto Onda Azul, afirma que mais do que a construção de uma embarcação de pesca artesanal, o Projeto Novos Mestres resgata a autoestima da comunidade e fortalece o vínculo entre economia e tradição: “Poder desembarcar aqui e fazer um trabalho em parceria com a comunidade da Baleia é muito satisfatório. Não se trata de um barco artesanal comprado e trazido pelo projeto, mas sim de um trabalho de construção coletiva junto com os alunos das oficinas de Carpintaria Naval e que nasce com um DNA próprio.” 

Créditos: Cinthia Karina /Instituto Onda Azul
Créditos: Cinthia Karina /Instituto Onda Azul

O Projeto Novos Mestres atua em quatro municípios da Região dos Lagos: Saquarema, Araruama, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. E recebe recursos do Projeto Educação Ambiental, sob gestão do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), que é parte de uma medida compensatória firmada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A empresa PRIO é a responsável por esse TAC, que tem condução do Ministério Público Federal/RJ.  

A iniciativa oferece oficinas para construção de uma embarcação em cada comunidade pesqueira dessas cidades até julho de 2024. A turma de Saquarema foi a primeira a construir sua própria embarcação, que já está em atividade, cumprindo o seu papel de ser mais um componente que agrega economia, tradição e orgulho à pesca artesanal.