Instituto Onda Azul realiza Exposição Itinerante Saberes e Memórias da Arte da Pesca em quatro municípios da Região dos Lagos

Créditos: Rodrigo Gaiotte

Em junho, os municípios de Araruama, Saquarema, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia receberam a Exposição Itinerante “Saberes e Memórias da Arte da Pesca”, uma iniciativa do Projeto Novos Mestres, gerido pelo Instituto Onda Azul e com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) por meio do Projeto Educação Ambiental. O evento promoveu a cultura e a importância da pesca lagunar, destacando o modo de vida e as memórias dos trabalhadores da pesca artesanal. A principal meta da Exposição Itinerante foi dar voz aos trabalhadores da pesca artesanal, criando um espaço de diálogo entre a comunidade pesqueira, agentes públicos e privados, e a sociedade civil.

O evento resgatou e difundiu a memória afetiva da comunidade, incentivando o orgulho da pesca artesanal, uma atividade desvalorizada através do tempo.  “A Exposição é uma oportunidade para reconhecer e valorizar a importância cultural e econômica da pesca artesanal. Queremos que a comunidade se sinta parte desse legado.” afirma Ricardo Farias, gerente de projetos do Instituto Onda Azul.

Créditos: Instituto Onda Azul
Créditos: Rodrigo Gaiotte

O evento teve a participação de pescadores de várias localidades, alunos de escolas públicas, além do público em geral, levando mais de 500 pessoas ao longo do evento. A iniciativa foi não apenas educar, mas também engajar a sociedade na valorização das tradições locais e da pesca artesanal.  

Programação Diversificada 

A Mostra Itinerante apresentou uma série de atrações que envolveu a comunidade local e visitantes: 

  • Documentário Nós Laguna: Projeção do documentário “Nós, Laguna”, que descreve as atividades do Projeto Novos Mestres desenvolvidas durante execução das atividades, oferecendo um olhar aprofundado sobre a pesca artesanal. 
  • Lançamento de Livro: Apresentação e distribuição do livro “Tainha, o Menino Pescador e Outras Histórias”, que reúne histórias infantis e de pescadores sobre a vida na arte da pesca artesanal. 
  • Exposição Fotográfica: Mostra de fotografias que capturam momentos e paisagens do cotidiano dos pescadores. 
  • Experiências Sensoriais: Depoimentos de personagens locais que trazem à tona histórias e vivências da comunidade pesqueira. 
  • Souvenirs: Exposição de peças artesanais, produzidas com foco na sustentabilidade e inclusão.

 

Créditos: Instituto Onda Azul
Créditos: Rodrigo Gaiotte