O que é?
O Instituto de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Social (IPEDS) realizou o Projeto Escola de Mestres Barqueiros, em Armação dos Búzios e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.
O objetivo principal do projeto foi preservar e fortalecer a Construção Naval Artesanal (CNA) de embarcações pesqueiras, incentivando a troca de saberes tradicionais e a conservação do patrimônio histórico-cultural. Além disso, busca fomentar a cadeia produtiva artesanal e promover o desenvolvimento sustentável.
Por que fazer?
O projeto é essencial para promover o intercâmbio de conhecimentos entre artesãos, mestre navais, pesquisadores, técnicos e educadores ambientais, além de formar jovens aprendizes para o ofício da construção naval. Todo esse processo envolveu temas essenciais referentes aos aspectos sociais, culturais, econômicos e técnicos do setor naval, gerando oportunidade de capacitação e certificação para os participantes. As atividades criam oportunidades de trabalho e favorecem as fontes de renda para jovens de comunidades tradicionais pesqueiras.
Como está sendo realizado?
Foram contratados 15 jovens da Região dos Lagos como aprendizes, para acompanhar o trabalho de mestres carpinteiros em estaleiros dos municípios de Armação dos Búzios e Arraial do Cabo. Paralelamente, também foram realizados cursos e uma extensa formação profissional, com aulas teóricas e práticas em temas diversos, como primeiros socorros e segurança no trabalho, políticas públicas da pesca artesanal, cooperativismo e economia solidária, licenciamento ambiental, audiovisual e letramento digital, dentre outros. O projeto também previu a produção de material didático-pedagógico sobre os cursos e atividades realizadas, para ser distribuído para as comunidades pesqueiras.
Resultados esperados:
O projeto promoveu uma educação transformadora, com o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os protagonistas e interessados no setor da construção naval artesanal, renovando a mão de obra existente, gerando trabalho digno para os jovens. Foram mais de 850 horas de aprendizagem nos estaleiros, com a realização de 21 oficinas socioambientais e técnicas que contabilizaram ao todo 340 horas/aula para os 15 aprendizes que atuaram com o apoio de quatro mestres barqueiros.
O projeto também adquiriu e doou equipamentos e insumos para os estaleiros que também receberam projetos de reestruturação física como medidas de segurança e fortalecimento de sua infraestrutura, aprimorando a dinâmica de trabalho. Todas essas ações contribuem para a sustentabilidade social, econômica e ambiental da construção naval artesanal, além de preservação do patrimônio histórico-cultural da CNA.
Foi realizada uma visita à Cooperativa Mista da Flona Tapajós (COOMFLONA), com o intuito de conhecer e entender o processo de extração e comercialização de madeiras por meio de um manejo florestal comunitário sustentável, além de conhecer os tipos de madeiras utilizadas na construção, não apenas naval.
Por fim, foram desenvolvidos uma série de vídeos de apresentação dos mestres barqueiros para a sociedade civil por meio de estratégia de comunicação com utilização das redes sociais. A Escola de Mestres Barqueiros foi documentada e divulgada, como patrimônio histórico-cultural para o público local.
A realização dos projetos Apoio a UCs, Conservação da Toninha, Educação Ambiental e Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO,
conduzido pela Ministério Público Federal – MPF.
O objetivo desse site é permitir que todas as pessoas, direta ou indiretamente, beneficiadas pelos projetos, bem como a sociedade em geral, sejam informadas sobre a aplicação desses recursos e conheçam os resultados que estão sendo alcançados por meio dos projetos.