O que é?
O Instituto Onda Azul é responsável pelo Projeto Novos Mestres: autonomia de saberes da arte de construção artesanal e manutenção de barcos de pesca na Região dos Lagos, e atuou nas cidades que compõe o sistema lagunar da Laguna de Araruama, como Saquarema (Mombaça/Jaconé), São Pedro da Aldeia (Baleia), Cabo Frio (Siqueira) e Araruama (Colônia Z28), do estado do Rio de Janeiro. A missão do projeto foi incentivar o fortalecimento da cultura e da arte da carpintaria naval da região.
Para o alcance deste propósito, o instituto desenvolveu estratégias para a valorização e resgate de conhecimentos tradicionais, com disseminação de conhecimentos sobre carpintaria naval e mecânica de motor para as novas gerações da comunidade pesqueira. Simultaneamente, o processo buscou conectar saberes ancestrais ao contexto de modernização do setor.
Por que fazer?
O projeto foi fundamental para a renovação da mão de obra da carpintaria naval da região, com a formação de jovens para o ofício. As atividades buscaram promover o renascimento da cultura dos mestres construtores de embarcações para pesca no sistema lagunar, promovendo a autonomia dos pescadores locais por meio da transmissão de conhecimentos tradicionais e do incentivo à inovação sustentável. O aprimoramento da construção artesanal e a melhoria da produção de embarcações serão viabilizados pela implementação de práticas de educação ambiental, que contribuirão para a geração de renda e a valorização da cultura local.
Como foi realizado?
O projeto buscou promover a autonomia a bordo, oferecendo oficinas de manutenção de motores de barco, além de oficinas para a construção de embarcações artesanais. Além disso, o projeto promoveu rodas de conversa e atividades de educação ambiental com pescadores locais e profissionais da construção naval artesanal. Essas atividades são parte da vertente “Histórias de pescador” e buscaram resgatar histórias de vida e memórias, fortalecendo a identidade do grupo. Essas histórias foram levadas para as escolas municipais, com o desenvolvimento de diversas atividades e produção de material audiovisual.
Resultados esperados:
O projeto desenvolveu uma metodologia eficiente, de forma a garantir maior autonomia às comunidades, ao mesmo tempo valorizando o conhecimento e o modo de vida local. Foram formados 75 alunos por meio de 160h de atividades teóricas e práticas. As oficinas foram realizadas em parceria com as associações locais de cada território e contou com o apoio e chancela do Instituto Federal do Rio de Janeiro que certificou os cursistas concluintes com certificado de curso de extensão e foi responsável pela coordenação acadêmica dos cursos.
Foi produzido o livro “Tainha, o menino pescador e outras histórias”, como resultado do resgate da história de vida e memórias associadas aos trabalhadores da pesca artesanal lagunar; e um filme documentário, denominado “Nós, Laguna”, que também destaca as memórias e os saberes dos trabalhadores da pesca artesanal, com exibições realizadas em espaços públicos, por meio de uma mostra itinerante realizada pelo subprojeto.
O projeto buscou expandir parcerias locais e o apoio do setor público para a ampliação da mão de obra capacitada em carpintaria naval, promovendo o fortalecimento da carpintaria naval artesanal e a valorização da arte da pesca.
A realização dos projetos Apoio a UCs, Conservação da Toninha, Educação Ambiental e Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO,
conduzido pela Ministério Público Federal – MPF.
O objetivo desse site é permitir que todas as pessoas, direta ou indiretamente, beneficiadas pelos projetos, bem como a sociedade em geral, sejam informadas sobre a aplicação desses recursos e conheçam os resultados que estão sendo alcançados por meio dos projetos.