Projeto Novos Mestres inicia aulas da segunda turma do curso de Carpintaria Naval em Saquarema 

Créditos: Thiago Camara/FUNBIO

O Projeto Novos Mestres deu início a mais um curso de Carpintaria Naval na Região dos Lagos. Saquarema recebeu, dia 13 de abril, a segunda turma da capacitação, que é gratuita, na Associação de Pescadores de Jaconé, Rua 108, s/n., e acontece às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h. Ao término do curso, os alunos receberão um certificado do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Gerido pelo Instituto Onda Azul e com o apoio do Projeto Educação Ambiental que tem gestão financeira e operacional do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO), o Curso de Carpintaria Naval é uma iniciativa do Projeto Novos Mestres, com objetivo de fortalecer as comunidades pesqueiras locais e qualificar pescadores na construção de embarcações artesanais.   

 

O coordenador técnico do Projeto Novos Mestres, André Cavalcanti, demonstrou-se satisfeito com o resultado obtido pela turma anterior e se mostrou confiante com a continuidade das aulas com os novos alunos no município saquaremense. “Fico enormemente feliz com a abertura da segunda turma de carpintaria em Jaconé, em Saquarema. O Projeto Novos Mestres, além de auxiliar na complementação da formação com cursos de extensão, também provoca uma certa esperança nas pessoas. A relação com a lagoa, a vida salina e a pesca artesanal possuem uma magia que não dá para explicar.” – pontuou.

 

Créditos: Thiago Camara/FUNBIO 

 

Cristiano Batista, mestre local do município de Saquarema, comentou acerca do resultado obtido pela primeira turma e ressaltou a importância do ‘Projeto Novos Mestres’ nos municípios da Região dos Lagos. “A embarcação construída foi muito bem aceita e aprovada por todas as pessoas que viram a finalização deste trabalho. A minha expectativa para a segunda turma é de passar o meu conhecimento sobre embarcações artesanais, os conceitos da pescaria lagunar e formar novos mestres para que não morra essa tradição, a nossa cultura local de construir as nossas próprias embarcações. O Instituto Onda Azul, através do ‘Projeto Novos Mestres’, proporciona essa experiência e dá a oportunidade para que as pessoas aprendam e sejam capazes de serem profissionais.” – afirmou Batista.  

 

 

Projetos