Região dos Lagos ganha unidade de beneficiamento para pesca artesanal e novas embarcações para turismo comunitário

Créditos: Linger Santos

A Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia de Pitória (APAAPP) inaugurou, dia 31 de maio, a Unidade de Beneficiamento da Pitória, em São Pedro da Aldeia, e realizou a entrega de cinco embarcações. As ações fazem parte das iniciativas ‘ComePescado’ e ‘Pescando tradições e compartilhando saberes’, que contam com o apoio do Projeto de Educação Ambiental, sob gestão do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO).

O novo espaço serve para o armazenamento, limpeza, filetagem e resfriamento dos peixes. Localizado junto da associação e muito próximo da Lagoa de Araruama, manterá o pescado muito fresco e evitará a necessidade de intermediários para as vendas. Juntos, os pescadores artesanais poderão administrar a pesca, o tratamento e a comercialização. “A unidade de beneficiamento é um sonho das comunidades de ter uma estrutura onde possa guardar o seu peixe, processá-lo e agregar valor, podendo vendê-lo por um preço mais elevado, gerando mais renda”, afirma Francisco da Rocha Neto, conhecido como Chico Pescador, um dos coordenadores das iniciativas. O local também ganha um espaço para a venda de biojoais produzidas com escama e barbatanas de peixes e sementes da restinga.

Além da pesca artesanal, as ações promovem o Turismo de Base Comunitária (TBC) da Lagoa de Araruama, a partir da integração de cinco associações de pescadores, localizadas em três cidades da Região dos Lagos: São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio, que ganharam as cinco novas embarcações equipadas com materiais de salvatagem. O desenvolvimento do TBC fortalece as atividades dos moradores, além de ser uma oportunidade de impulsionar a qualificação profissional, valorizar a cultura local e proporcionar uma alternativa de renda para as comunidades.

E esse é só o começo, 45 embarcações estão sendo preparadas para ampliar a oferta de passeios na região e 40 pescadores e pescadoras familiares sendo habilitados para atender aos visitantes, com roteiros elaborados por eles. A iniciativa aquece a economia local e resgata a autoestima da comunidade que vê seus saberes ganhando o mundo e gerando renda.

Milena Manhães, consultora da iniciativa  acredita que a grande conquista do projeto é o reconhecimento e visibilidade, trazendo a relação de pertencimento aos moradores, além das oficinas  e o intercâmbio internacional realizados no local: “Recebemos 40 pescadores de cinco estados diferentes que vieram conhecer o nosso TBC, uma escola americana veio nos visitar, além de uma vivência em turismo com participantes da Confederação de Comércio de Cultura dos Países de Língua Portuguesa”, comemora Milena.

 

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