Tradição renovada

Padroeiro dos pescadores, São Pedro é celebrado todo dia 29 de junho. E não por acaso, esta também é a data de aniversário da centenária Colônia Z-13, que ocupa as areias mais famosas do Brasil: a praia de Copacabana. Completando 102 anos de existência, a Z-13 segue forte e renovada – começa agora a segunda edição da iniciativa Formação de Jovens para a Pesca, apoiada pelo Projeto Educação Ambiental. 

Com 15 alunos selecionados das comunidades Cantagalo-Pavão-Pavãozinho (PPG) e Dona Marta, a ideia do projeto é compartilhar com as novas gerações os conhecimentos tradicionais da pesca. E desta vez, com uma novidade: agora, a colônia terá um barco-escola disponível para as aulas práticas em alto mar.  

Idealizador da iniciativa, José Manuel está animado com a nova turma. “Estamos em uma região que sofre muita especulação imobiliária. Então a gente precisa ter o maior cuidado para continuar garantindo nosso lugar na pesca artesanal. Por isso nós insistimos na renovação dos trabalhadores”, diz ele, com o olhar apontado para o futuro: “Devemos fazer todo esforço para que a colônia dure mais 100 anos”.

Imagem: Leandro Mendonça