ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE CAIRUÇU

O que é?

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, criada por meio do Decreto Federal nº. 89.242, de 27 de dezembro de 1983 e conta com uma área continental de 33.800 hectares, além de englobar ilhas, da Ilha do Algodão, em Mambucaba, até a Ilha de Trindade, ambas no Rio de Janeiro.

Situada ao sul do município de Paraty, Rio de Janeiro, essa Unidade de Conservação está inserida em região estratégica para a conservação do Bioma da Mata Atlântica, na Baía da Ilha Grande, tendo como limites os municípios de Ubatuba ao sul e Cunha a oeste, no estado de São Paulo, e Angra dos Reis ao norte, no estado do Rio de Janeiro. Esta Área faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e está, parcialmente, dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina e da área do Tombamento da Serra do Mar e Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. Em seu território, estão inseridas a Reserva Ecológica da Juatinga, as aldeias Guarani Araponga e Paraty Mirim e, ainda, a Área Estadual de Lazer de Paraty Mirim.

Por que preservar essa área?

A APA Cairuçu foi criada com a finalidade de proteger um dos últimos redutos de Mata Atlântica, manguezais e espécies animais e vegetais raras ou ameaçadas, presentes no litoral entre Rio de Janeiro e São Paulo. Entre as espécies ameaçadas que utilizam o ambiente marinho protegido estão a tartaruga-verde, o coral-de-fogo e o bagre.

Como esse Projeto está contribuindo para a conservação da biodiversidade?

Para que a APA Cairuçu atinja os objetivos de sua criação são realizadas ações para o fortalecimento de sua gestão territorial, ajudando a consolidar sua estrutura, com contratação de serviços e aquisição de materiais e equipamentos para a área, além de favorecer a revisão do Plano de Manejo da APA.

Por ser uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, a interação dos gestores da Unidade de Conservação com as comunidades locais é o principal tema do Projeto Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação Federais Costeiras e Estuarinas dos estados do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), para a APA Cairuçu.

O Projeto APA Cairuçu apoia a capacitação da comunidade local em diversas áreas, buscando oferecer possibilidades de geração de trabalho e renda compatíveis com a conservação ambiental.

Além de compatibilizar o uso dos recursos naturais da APA e a geração de renda, de forma sustentável, o desenvolvimento de tais atividades com as comunidades locais visa também incentivar a participação desses grupos sociais na gestão territorial da própria APA.

Alguns resultados

Projetos junto às comunidades tradicionais da APA Cairuçu serão realizados com o objetivo de assessorar o planejamento, a mobilização social e a execução de ações de desenvolvimento sustentável. Consultores e assessores foram contratados para a realização do diagnóstico socioeconômico das comunidades presentes na área. A partir dos resultados, serão destacadas as necessidades dos povos tradicionais, em relação à infraestrutura, bem como à sua participação em processos decisórios.

Também está prevista a aquisição de material de construção para cobertura de seis casas na Terra Indígena Araponga, sobreposta à Área de Proteção Ambiental de Cairuçu e Parque Nacional da Serra da Bocaina, bem como a aquisição de drone com o intuito de contribuir para o monitoramento da UC.

galeria de fotos