ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE GUAPI-MIRIM

O que é?

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim foi criada em 1984 como a primeira UC do país voltada para a preservação de um manguezal. Está situada no Rio de Janeiro, no fundo da Baia de Guanabara, abrangendo os municípios de Magé, Guapi-Mirim, Itaboraí e São Gonçalo.

A APA de Guapi-Mirim cobre a última região de manguezais existente na orla da Baía de Guanabara e o maior remanescente de manguezal do Rio de Janeiro. São 14 mil hectares de extensão, sendo 6 mil de manguezais em diferentes estágios de conservação e regeneração. Por ter uma área de 2 mil hectares totalmente inserida nos limites da APA, a Estação Ecológica (ESEC) da Guanabara teve sua gestão integrada à APA de Guapi-Mirim.

Por que preservar essa área?

Sua criação foi resultado do movimento ambientalista, composto por representantes da sociedade civil organizada e da comunidade científica, preocupados com a grande destruição dos manguezais do estado e de todo o país, que se acentuava na década de 1980. Esse ecossistema tem um papel importante para a manutenção da pesca artesanal, garantindo o sustento de inúmeras famílias da região, pois atua como berçário de muitas espécies de interesse comercial. O valor ambiental incalculável dos ecossistemas de mangue ali presentes fez com que ela fosse enquadrada como uma área de importância biológica “Extremamente Alta”.

Como esse Projeto está contribuindo para a conservação da biodiversidade?

Diante do papel social e ecológico10 que os manguezais desempenham, torna-se essencial incrementar as ações voltadas para o uso público adequado tanto na APA de Guapi-Mirim, quanto na Zona de Amortecimento da ESEC da Guanabara. Nesse sentido, visando melhorar a experiência do visitante junto ao ecossistema de mangue, o Projeto APA de Guapi-Mirim está apoiando a implantação de uma trilha de visitação suspensa sobre o manguezal, que fomentará as visitações e contribuirá para o fortalecimento das ações de educação ambiental e sensibilização dos visitantes àquele ambiente.

Alguns resultados

Esse Projeto viabilizará a construção da trilha suspensa sobre o mangue, além do planejamento e construção de um espaço multiuso para atendimento ao público na APA de Guapi-Mirim. O Projeto Executivo já foi finalizado, do qual compreende trilhas, passarela suspensa e outras intervenções, possibilitando visitas ecoturísticas, apoio às ações de educação ambiental e facilitação dos meios de fiscalização para a preservação do manguezal. Reúne, ainda, as informações e dados técnicos necessários e suficientes para a execução das obras, incluindo situação locacional, características e dimensões dos elementos projetados, serviços requeridos, procedimentos de montagens, considerações sobre fundações, materiais a empregar e especificações a serem observadas na execução dos serviços.

O Espaço Manguezal será construído no terreno da sede e de forma integrada à trilha ecológica. Por meio desse Projeto, também foi possível fazer a aquisição de itens de informática, eletrodomésticos, eletrônicos e materiais de escritório, bem como a instalação de placas solares para a geração de energia de fonte mais sustentável na UC.

galeria de fotos