ESTAÇÃO ECOLÓGICA
(ESEC) TUPINAMBÁS

O que é?

A Estação Ecológica (ESEC) Tupinambás. Criada por Decreto Federal em 1987, está localizada nos municípios de São Sebastião e Ubatuba, no litoral norte paulista abrangendo diversas ilhas, ilhotas e lajes, contemplando uma área aproximada de 2.445 hectares.

O primeiro conjunto de ilhas, em São Sebastião, a cerca de 34 quilômetros da costa, compreende parte do Arquipélago dos Alcatrazes. O segundo conjunto está localizado em Ubatuba e inclui a Ilha das Palmas, Ilhote e Laje do Forno e a Ilhota das Cabras. A Estação Ecológica tem ainda como parte integrante no entorno das ilhas, uma extensão de um quilômetro, a partir da arrebentação das águas nos rochedos e praias.

Por que preservar essa área?

O isolamento geográfico e as condições geradas pela distância da costa originaram um mosaico de ecossistemas60 com muitas particularidades e elevado nível de endemismo. A área protegida abriga o maior ninhal de aves marinhas da região Sudeste, especialmente de tesourões (Fregata magnificens), atobás (Sula leucogaster) e trinta-réis (Sterna sp).

Foram identificadas também áreas de Floresta Atlântica e espécies endêmicas, como a jararaca-de- alcatrazes (Bothrops alcatraz), a perereca (Scinax alcatraz) e a rainha-do-abismo (Sinningia insularis). Além disso, a região abriga diversas espécies marinhas, como a tartaruga-cabeçuda (Carettra caretta), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-de-couro (Lepidochelys coriacea), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) e a enguia-de-jardim (Heteroconger longissimus).

Como esse Projeto está contribuindo para a conservação da biodiversidade?

O Projeto na ESEC Tupinambás contribui no combate à principal ameaça à biodiversidade do conjunto de ilhas, a presença das espécies exóticas como os corais-sol (Tubastraea spp.). Para isso, foram adquiridos equipamentos e uma embarcação para o monitoramento e eliminação desses corais.

Alguns resultados

Houve a aquisição de equipamentos para o monitoramento da Estação Ecológica Tupinambás e a eliminação física das espécies invasoras, com a aquisição de uma embarcação e bote inflável. Foi realizada a seleção de empresa para reformar a sede administrativa da UC, além da viabilização de compras e contratações locais para a realização de estudos e pesquisas na ESEC, como drones, boias de sinalização marítimas, e motocicleta.

galeria de fotos