SUBPROJETO FORTALECIMENTO E ESTRUTURAÇÃO
DA COOPERATIVA DAS MULHERES MARISQUEIRAS DA PRAINHA

O que é o projeto?

O Subprojeto Fortalecimento e Estruturação da Cooperativa das Mulheres Marisqueiras da Prainha é uma iniciativa de apoio emergencial, no contexto da pandemia da Covid 19, desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho Mulheres Pescadoras, Aquicultoras e Artesãs da Prainha/MUPAAP Sol, Salga e Arte em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/IFRJ – campus de Arraial do Cabo, no período de julho de 2021 a janeiro de 2022.

Este Subprojeto tem como principal objetivo fortalecer e estruturar a produção e comercialização da cooperativa, visando à consolidação da autonomia financeira e a organização comunitária das mulheres pescadoras da Prainha. Para atingir seu objetivo foi necessário adequar a estrutura da cozinha coletiva da cooperativa para produção e comercialização de seus produtos; estruturar e ampliar a produção e comercialização de filés e bolinhos de peixe produzidos pela cooperativa; estruturar e ampliar a produção e comercialização de biojoias; fomentar a formação das mulheres da Prainha para a autogestão da cooperativa.

A Cooperativa Sol, Salga e Arte foi criada em 2015, na comunidade da Prainha em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio de Janeiro e ocupava um espaço pouco adequado à preparação de alimentos e produção das biojoias, principais produtos da cooperativa e responsáveis pela geração de renda e manutenção de mais de vinte famílias na comunidade.

Por que realizar o Subprojeto?

A Cooperativa Sol, Salga e Arte atua na comunidade da Prainha em Arraial do Cabo com o beneficiamento e a comercialização de produtos, a partir da cadeia da pesca desde 2015, mas só oficializou a organização comunitária das mulheres em cooperativa em 2018, buscando estruturar o trabalho que vinha sendo feito de forma espontânea. Desde então, a Cooperativa impulsiona a geração de renda das cooperativadas e cooperativados, de suas famílias e de sua comunidade, servindo ainda como espaço de reflexão para os membros quanto ao trabalho coletivo em uma atividade tradicional como a cadeia da pesca artesanal, dentro de um município com tantos conflitos socioambientais.

Eram muitos os desafios quanto à organização, ao beneficiamento e ao escoamento da produção que vinham sendo enfrentados, principalmente, pela falta de equipamentos adequados O espaço de produção não estava concluído e nem equipado de forma adequada, para uma produção estável, com periodicidade e um bom valor agregado aos produtos. A pandemia da Covid 19 potencializou esses problemas e intensificou o estado de vulnerabilidade das marisqueiras da comunidade da Prainha, já que Arraial do Cabo tem grande parte de sua economia ligada ao turismo, que foi interditado durante o período para evitar a aceleração do contágio no município, afetando gravemente a renda das cooperativadas.

Por isso, estruturar e equipar a cooperativa de forma adequada foi fundamental para que as cooperativadas realizassem seu trabalho de beneficiamento e venda de produtos ligados à pesca local de forma mais eficiente e com maior valor agregado. A produção da cooperativa é baseada em duas frentes de produtos: a primeira, relacionada à pesca, vende filés de peixe e diferentes tipos de bolinhos de peixe. A segunda, relacionada ao artesanato, produz uma série de biojoias, servindo como complemento à renda destas famílias e que seria beneficiada com uma melhor estruturação da cooperativa.

Vale destacar que além das marisqueiras, o Subprojeto beneficiou diretamente toda cadeia produtiva da pesca artesanal da comunidade da Prainha e, indiretamente, a cadeia produtiva de pesca de outras praias de Arraial do Cabo, já que a estruturação e aquisição de equipamentos para a cooperativa aumentou a produção e a venda de filés de peixe e de bolinhos de peixe, beneficiando diretamente os pescadores locais. que tiveram na cooperativa um local para escoamento de sua produção. Os quiosques que atendem aos turistas, nas principais praias do município, também tiveram um aumento da qualidade e uma garantia da periodicidade de recebimento dos produtos provenientes da cooperativa, sendo indiretamente beneficiados pelo Subprojeto.

Como foi realizado o Subprojeto?

Foi necessário realizar readequações na cozinha coletiva da cooperativa e equipá-la, possibilitando um trabalho mais estruturado, produtivo e de qualidade.

As melhorias da cozinha coletiva incluíram: selamento das bancadas com inox; instalação de tela nas janelas e portas; instalação de pia de inox; revisão da rede elétrica; escada e banheiro construídos; pintura das paredes com tinta lavável, bem como a aquisição de freezer, batedeira elétrica, moedor de carne industrial, tacho de cozimento, seladora à vácuo, balança com impressora de etiqueta embutida e de insumos como luvas de borracha, aventais, tocas, botas brancas emborrachadas, facas profissionais, entre outros. Além disso, ao longo do projeto, foi necessária uma reunião com cooperativadas para definição colaborativa das prioridades na compra de equipamentos, assim como o planejamento conjunto para a compra dos insumos.

Para equipar a cooperativa, adequadamente, viabilizando a produção de biojoias foi realizado o planejamento e a aquisição de equipamentos como furadeira de bancada, tambor de rolamento para limpeza de peças, disco para elaboração de detalhes, caneta para realização de bordado, brocas, além de insumos como cascalho de pedra preciosa, madeira, bambu, arames, linhas. Com esses insumos comprados, houve uma oficina de artesanato para as cooperadas e pessoas da comunidade. A atividade foi chamada de “Tarde com Arte” e ocorreu no Parque Público de Arraial do Cabo, localizado na Prainha.

Em paralelo, as cooperativadas, apoiadas pelo subprojeto, passaram por um amplo processo de formação na gestão da própria Cooperativa Sol, Salga e Arte. Para isso, em parceria com o IFRJ, foi realizada uma formação presencial e virtual, com carga horária de 40 horas para todos os seus membros, abordando os pontos fundamentais para a gestão de uma cooperativa e a criação do seu plano de negócios. Ao todo foram seis encontros remotos e cinco encontros presenciais, seguindo as normas sanitárias e recomendações de segurança para o momento pandêmico.

Os temas abordados na formação foram: educação e gestão ambiental com ênfase na cidade de Arraial do Cabo, economia e mercado local, administração e empreendedorismo social, administração de cooperativas e criação de Plano de Negócios, modelos de gestão de organizações cooperativas e os processos de planejamento, direção, controle e elaboração coletiva dos planos de negócios.

Principais resultados

· Reforma da cozinha e do banheiro.

· Aquisição de máquinas e equipamentos para produção para a cozinha coletiva.

· Cozinha coletiva abastecida com insumos para produção de filés e produtos à base de pescado para temporada de verão.

· Equipamentos, ferramentas e insumos para produção de biojoias e outros produtos artesanais, adquiridos.

· Realização de uma oficina para cooperadas e comunidade sobre artesanato.

· Realização da Formação em cooperativismo e plano de negócios, composta por 11 encontros, totalizando 40 h de aula.

· Identificação da necessidade de estruturar um projeto para divulgação e escoamento dos produtos elaborados pela cooperativa para a consolidação no mercado e potencializar a comercialização, gerando mais trabalho e renda para as cooperadas e para outras pessoas da comunidade ao redor.

· Elaboração colaborativa de dois planos de negócios durante as oficinas, um para os produtos à base de pescado e outro para as biojoias.

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