PARQUE NACIONAL
DA SERRA DA BOCAINA

O que é?

Localizado em um trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) é uma das maiores Unidades de Conservação de Proteção Integral da Mata Atlântica. A criação do Parque ocorreu em fevereiro de 1971, com área de 134.000 hectares, sendo modificado por Decreto em 1972 para o tamanho atual, 104.000 hectares.

Por que preservar essa área?

A área protegida apresenta paisagens diversificadas, com extensos remanescentes de Florestas e Campos de Altitude. Devido a características de relevo e vegetação, associadas à rede de drenagem, a região apresenta diversas espécies endêmicas. Além disso, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é considerado extremamente estratégico para a conservação da biodiversidade, devido a seus limites atingirem a orla marítima e integrarem a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu48, a Reserva Ecológica da Juatinga e o Parque Estadual da Serra do Mar.

Como esse Projeto está contribuindo para a conservação da biodiversidade?

O Projeto tem como proposta apoiar dois programas: o de Infraestrutura do PARNA com o objetivo de garantir a instalação da infraestrutura adequada ao funcionamento dessa Unidade de Conservação, e o Programa de Uso Público que busca ordenar, orientar e direcionar as atividades que o público pode desenvolver no PNSB, em relação à recreação, ao lazer, à interpretação ambiental e à educação ambiental, visando com isso enriquecer experiências e promover a compreensão sobre o meio ambiente, tanto no Parque como no seu entorno.

Alguns resultados

O Projeto prevê a aquisição de drones para as atividades de monitoramento e a realização de obras em uma das sedes do PARNA, cujo Projeto Executivo está em vias de ser finalizado, bem como a construção de estrutura para acesso e direcionamento da visitação pela entrada em Trindade/Paraty, no Rio de janeiro.

galeria de fotos