Subprojeto:
ACAMM Mangues de Magé 2

SUBPROJETO DESENVOLVIMENTO DE AUTOGESTÃO INSTITUCIONAL DA ACAMM

Trata-se da continuação do Subprojeto Desenvolvimento de Autogestão Institucional da Associação de Caranguejeiros e Amigos dos Mangues de Magé que conseguiu, em sua primeira fase, entre janeiro e setembro de 2021 instituir uma infraestrutura adequada para execução dos seus trabalhos e atendimento aos s 350 associados e demais beneficiados, residentes no município de Magé/RJ.

A instituição, no entanto, ainda enfrenta dificuldades, pois não conseguiu uma forma efetiva de renda sustentável neste período de pandemia e pós-pandemia. Além disso, a diretoria e os associados necessitam de constante qualificação para conseguir elaborar e administrar os próprios projetos, com o mínimo de auxílio externo possível, o que não é ainda a realidade da ACAMM. Diante desse cenário e na busca por potencializar o trabalho realizado, propõe-se um conjunto de ações que interligadas viabilizem um atendimento mais efetivo do público, contribuindo para o desenvolvimento institucional e o consequente fortalecimento e representatividade da categoria pesqueira na região.

Por que continuar o Subprojeto?

A segunda fase do Subprojeto prevê, além da continuidade da estruturação da ACAMM, para uma efetiva autonomia na gestão da associação, a qualificação de seus associados, a fim de participarem das discussões que ocorrem nos espaços de controle social. São estratégias para que a ACAMM consiga, gradativamente, ampliar sua capacidade de gestão e consequente escopo de atuação, dando continuidade ao trabalho de fortalecimento da categoria (pescadores artesanais e caranguejeiros) em Magé e região.

Nesse sentido, o objetivo geral desta segunda fase é reestruturar a ACAMM, visando a autogestão da Associação, em tempos de pandemia e pós-pandemia de COVID-19. Para alcançá-lo, será necessário no período de um ano concluir os seguintes objetivos específicos: garantir uma infraestrutura sustentável para a ACAMM e seus associados; capacitar o corpo diretor e os associados da ACAMM, ampliando a participação do pescador na gestão ambiental pública e aperfeiçoar as habilidades administrativas da ACAMM, na gestão dos próprios projetos.

Como está sendo realizado o Subprojeto?

Estão sendo desenvolvidas ações organizadas e agrupadas de acordo com os objetivos específicos do Subprojeto:

Aquisição de equipamento, material e serviços – equipamento de informática; contratação de consultoria jurídica e de comunicação; compra do barco e equipamentos de EPI; compra dos freezers e máquina de fabricar gelo.

Aprimoramento da gestão da ACAMM – realização de um planejamento financeiro; acompanhamento do balanço financeiro da ACAMM, identificação das demandas e conflitos existentes na execução do projeto; estudo técnico sobre gestão e elaboração de projetos; planejamento dos passeios de turismo de base comunitária (TBC); divulgação, nas redes sociais, das atividades realizadas.

Realização de capacitações – ações formativas entre os coordenadores para acompanhamento e avaliação do projeto; capacitação sobre Turismo de Base Comunitária (TBC) com o Projeto Guanamangue/APA Guapi-mirim.

Principais resultados esperados

· Suporte administrativo, jurídico e de comunicação implementados;

· Autonomia consolidada da ACAMM para gerir os próprios projetos socioambientais;

· Independência financeira da ACAMM para a manutenção das atividades da sede;

· Equipamentos/bens adquiridos para as ações de Turismo de Base Comunitária (TBC) e atividades de campo;

· Mobilizações territoriais realizadas com os pescadores do município de Magé;

· Capacitações comunitárias sobre a gestão ambiental pública, realizada com os associados.

galeria de fotos