SUBPROJETO amav CASCA - CULTURA, AGROECOLOGIA
E SUSTENTABILIDADE CAIÇARA DO AVENTUREIRO

O que é?

O Subprojeto CASCA – Cultura, Agroecologia e Sustentabilidade Caiçara do Aventureiro é um desdobramento do Subprojeto “Escolinha de Surf Caiçara do Aventureiro” que teve por finalidade promover bem-estar social, geração de renda, saúde mental e qualidade de vida para a comunidade tradicional caiçara do Aventureiro, na Ilha Grande, por meio do incentivo à prática do esporte orientado, da qualificação de jovens locais e da promoção da Educação Ambiental.

Nessa segunda fase, a ser desenvolvida dezembro de 2022 até……, o Subprojeto, demandado pela comunidade e executado pela Associação de Moradores e Amigos do Aventureiro (AMAV), tem por objetivo fortalecer a cultura tradicional caiçara por meio da valorização da pesca artesanal, do incentivo ao cultivo de hortaliças e ervas típicas do Aventureiro e da promoção do artesanato caiçara. A riqueza imaterial encontrada na cultura caiçara local é o principal foco desta proposta.

Por que continuar o Subprojeto?

A AMAV possui um longo histórico de luta pelos direitos da comunidade, e promove a cultura caiçara local, por entender que é na valorização do modo de vida tradicional caiçara, integrado ao meio ambiente, desenvolvendo o Turismo de Base Comunitária (TBC) e fortalecendo o artesanato, os hábitos alimentares tradicionais e a pesca artesanal que será possível manter o território saudável e sustentável.

O ‘caminho’ da Escolinha de Surf Caiçara para o Projeto CASCA pode ser compreendido, a partir do princípio de que tudo é decidido coletivamente, em reunião com toda a comunidade. Após a realização do Subprojeto da escolinha ter sido ‘abraçada’ e ser considerada uma experiência bem-sucedida, a comunidade se sentiu pronta para ampliar a atuação do Subprojeto. Com a Escolinha de Surf já estruturada e apta a seguir suas atividades de maneira autônoma, a nova proposta objetiva subsidiar outras atividades que já são desenvolvidas atualmente na comunidade de maneira voluntária, mas que não avançam por falta de recursos, tais como: oficinas de artesanato e cultura caiçara, implantação de uma horta coletiva, criação e manutenção de páginas nas redes sociais, estruturação dos esportes praticados pelos comunitários (futebol e dança mista das mulheres).

Todas as comunitárias e comunitários mostram-se aptos a participar da organização e administração do Subprojeto, o qual contribuirá para o fortalecimento da autonomia e do bem-estar social do povo do Aventureiro, gerando renda durante o período de sua execução para vários moradores, na sua maioria mulheres e jovens. Além disso, a continuidade das atividades previstas tende a ocorrer após o término do financiamento, pois assim como ocorreu na Escolinha de Surf, as estruturas, equipamentos e formações permanecerão na comunidade.

Espera-se desse modo, que a valorização da cultura caiçara proporcione novas fontes de renda pautadas na sustentabilidade, promovendo alternativas para que os moradores não continuem tão dependentes do turismo exclusivo do verão.

Como está sendo realizado o Subprojeto?

Para atingir os objetivos específicos do Subprojeto estão sendo organizadas atividades, agrupadas a seguir, por tipo de ação:

Realização de oficinas semanais de artesanato, oficinas de audiovisual no Aventureiro; curso básico para criadores de abelhas nativas da Ilha Grande; oficina sobre navegação a vela com a Escola Náutica da Ilha Grande; oficina de confecção de bolsas com redes de pesca com a Marulho Eco.

Instalação e manejo da horta com oficinas compartilhadas entre os comunitários e outras atividades que propiciem o conhecimento sobre as plantas locais e incentivem a alimentação saudável.

Saídas de barco com as crianças e jovens da comunidade para avistar cardumes e cetáceos, visitar o cerco de comunitários, lançar redes e outras práticas relacionadas à pesca artesanal tradicional caiçara.

Atividades sobre a fauna silvestre da Ilha Grande e de controle de pets e zoonoses no local.

Realização de dois festivais da cultura caiçara no Aventureiro e de encontros na comunidade para contação de histórias com os moradores locais mais antigos.

Realização de três torneios de futebol no Aventureiro; nova edição do Campeonato de Surf Caiçara, dando continuidade às atividades do projeto da Escolinha de Surf Caiçara. Encontros semanais de dança mista das mulheres e atividades funcionais; aulas semanais de futebol, sendo uma para crianças e outra para as mulheres.

Aquisição de equipamentos e insumos para a instalação da horta; aquisição de equipamentos de fotografia e vídeo, com material para transporte, além de três computadores; aquisição de equipamentos e materiais de esportes.

Cadastramento de todos os comércios locais nas mídias sociais, para a promoção do Turismo de Base Comunitária (TBC).

Criação de um site oficial e de perfis oficiais da AMAV nas redes sociais.

Principais resultados esperados

· Valorização e promoção da cultura tradicional caiçara local, promovendo também novas fontes de trabalho e renda;

· Instalação de horta, promovendo a segurança alimentar, por meio do cultivo de plantas e hortaliças tradicionais locais;

· Visibilização da comunidade do Aventureiro na internet e nas redes sociais através de conteúdos produzidos pelos próprios moradores;

· Incentivo e melhorias na prática dos esportes já praticados na comunidade do Aventureiro;

· Intercâmbio de atividades com outras instituições e organizações que atuam na Ilha Grande.

galeria de fotos