Subprojeto
colônia de pescadores z-27

SUBPROJETO APOIO À MELHORIA DO ATENDIMENTO AOS ASSOCIADOS DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-27

O Subprojeto Apoio à Melhoria do Atendimento aos Associados da Colônia de Pescadores Z-27 é uma iniciativa de apoio emergencial, realizada no contexto do TAC Frade, frente a pandemia do Covid 19, desenvolvido pela Colônia de Pescadores Z-27 de Quissamã, no período de fevereiro à setembro de 2021.

O Subprojeto, também denominado Em tempos de Covid, apoiar a melhoria do atendimento aos associados da Colônia de Pescadores Z-27, teve por objetivo reformar as instalações e adequar a Colônia às novas condições sanitárias impostas pela pandemia de Covid 19, visando o melhor atendimento aos pescadores associados e seus familiares. Além disso, a obra contemplou a instalação de um sistema de segurança para a sede, que já havia sido assaltada anteriormente, assim como foram realizadas oficinas de qualificação profissional como apoio na obtenção de renda básica, em meio à crise econômica decorrente da pandemia.

A Colônia de Pescadores Z-27 de Quissamã, se localiza no norte do estado do Rio de Janeiro1, foi fundada em 2009 e funcionava precariamente em um quiosque. Em 2018, quando por meio de um projeto de compensação ambiental do licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA, adquiriu sede própria, no centro da cidade. Possui 150 pescadores artesanais associados, a maior parte deles (65%) é de água doce (lagoas e rios) e os demais 35% são de pescadores de mar.

Por que realizar o Subprojeto?

A Colônia de pescadores Z 27 assiste a muitos pescadores o que demanda um local adequado para atendimento, que garanta a saúde e segurança do seu público. Algumas ações que a Colônia realiza, como o atendimento ao seguro-defeso, promovem grande movimentação de pessoas na sede.

Esta adequação do espaço da Colônia possibilitou inclusive, a realização de novas atividades, também como parte do Subprojeto, como cursos para atualização em artesanato com taboa e escamas de peixes. e geração de renda para as famílias dos associados, iniciativas necessárias diante do agravamento da crise econômica devido a pandemia. Além disso, como a Colônia já tinha sofrido, anteriormente, invasão e roubo de equipamentos, a instalação de um sistema de segurança garante a manutenção dos bens materiais da sede.

Como foi realizado o Subprojeto?

Foi feita a contratação de uma empresa para planejar e executar a reforma da sede, que, durante todas as suas etapas, foi acompanhada pela da direção da Colônia.

Foram adquiridos equipamentos para o sistema de câmeras de vigilância e materiais para a construção da nova sala de atendimento e do banheiro.

Houve, também, planejamento e compra de materiais para o escritório: computadores, impressora multifuncional, ar condicionado split, freezer, 2 armários, 2 arquivos de pasta suspensa, purificador de água, cafeteira, mesas e cadeiras, material de papelaria, além de materiais de proteção contra a Covid 19 – máscaras e álcool gel.

Foi realizada a contratação de instrutores (artesãos) para organizar e realizar dois cursos de artesanato com taboa. Todas as alunas que concluíram os cursos receberam certificados.

Principais resultados 

Todo processo foi realizado considerando, principalmente, a adoção de atitudes e equipamentos de proteção contra a disseminação da Covid 19. Foram alcançados todos os objetivos previstos.

· Reforma do espaço com criação de sala para atendimento, revisão de instalação elétrica e hidráulica. 

· Móveis e equipamentos foram adquiridos, tais como: arquivos, computador e impressora, freezer, ar-condicionado, câmeras de segurança.

· Aquisição e distribuição de álcool em gel, máscaras descartáveis, termômetro digital e cartazes informativos sobre os cuidados para prevenção da Covid 19.

· Realização de curso de artesanato em taboa com a participação direta de 15 mulheres, incluindo oficina de coleta e tratamento do material.

· Realização de curso de Artesanato com Escama de Peixe, incluindo oficina de técnicas de coleta e tratamento de material, com a participação direta de 15 mulheres e a qualificação de uma delas como professora do curso.

· Contribuição para a geração de renda, fortalecimento de uma rede de apoio e manutenção da saúde mental das associadas durante a pandemia, através da oferta das oficinas de capacitação citadas acima.

· Realização do evento de inauguração da sede reformada com exposição dos materiais produzidos nos cursos de artesanato.

galeria de fotos