O que é?
Em Tempos de Covid, Apoiar a Melhoria do Atendimento aos Associados da Colônia de Pescadores Z-27” é a continuidade do Subprojeto de Medida de Apoio Emergencial, no contexto da pandemia do Covid-19, desenvolvido pela Colônia de Pescadores Z-27, de Quissamã, realizado entre fevereiro a setembro de 2021.
Tendo por base o objetivo principal de proporcionar a melhoria do atendimento aos associados da Colônia de Pescadores Z-27, principalmente em tempos de pandemia de Covid-19, o Subprojeto em sua primeira fase se concentrou na reforma do espaço da Colônia de Pescadores. Nessa segunda fase, com doze meses de duração, além da ampliação da reforma, está sendo prevista a realização de novos cursos de artesanato para os/as associados/as, já iniciados com sucesso na fase anterior, visando a melhoria da renda familiar e o aumento da participação na gestão da Colônia Z27.
Por que continuar o Subprojeto?
A Colônia de Pescadores Z-27 hoje conta com 150 associados diretos e cerca de 600 pessoas beneficiadas indiretamente por suas ações. Ela foi fundada em 2009, em um quiosque, época em que obteve, junto à prefeitura, uma pequena fábrica de gelo para atender aos pescadores artesanais, que continua em funcionamento.
Em 2018, por conta de um Projeto de Compensação Ambiental (PCAP), demandado pelo IBAMA e realizado pela Petrobras2, a Colônia de Pescadores Z-27 conseguiu adquirir sede própria, ainda hoje funcionando no centro da cidade. A colônia conseguiu ainda o “Caminhão da Pesca” equipado com carroceria, câmara fria e estrutura de feira, com balcão frigorífico incluído, capaz de comercializar o pescado de seus associados em localidades e/ou cidades próximas, por meio de edital da Fundação Banco do Brasil.
A Colônia de pescadores Z 27, assiste a muitos pescadores, ocasionando, em vários momentos, grande movimentação na sede, como é no caso do atendimento ao seguro-desemprego e seguro-defeso da pesca. Justifica-se assim a estruturação da instituição, com a melhoria das condições de seu funcionamento para atender aos seus associados e ampliar suas ações de fortalecimento da pesca artesanal. A reforma das instalações, além disso, abre espaço para capacitações, visando a geração de renda complementar, o que pode atrair novos associados à Colônia.
Como está sendo realizado o Subprojeto?
A metodologia e as atividades são desenvolvidas de acordo com os objetivos específicos do Subprojeto.
Conheça algumas dessas atividades.
Está previsto o contato com um Escritório de Arquitetura para fazer o levantamento de informações, orçamento dos materiais e mão de obra necessários para a reforma da Colônia, com cronograma compatível com o prazo do Subprojeto. Com o projeto de reforma aprovado, o próprio escritório se encarregará de realizar a obra e se responsabilizará tecnicamente por ele, sendo fiscalizado pelos Diretores da Colônia de Pescadores Z-27.
Está planejada a aquisição de móveis, equipamentos e outros materiais, bem como a compra de material de proteção contra a Covid-19 e a aquisição de 150 litros de combustível para mobilização e transporte dos cooperativados, visando ampliar a participação deles nas ações da Colônia Z 27.
O Subprojeto inclui também o planejamento de cursos, a contratação de pessoa física (instrutor) com habilidade reconhecida na área específica de atuação e realização dos cursos de informática básica, de turismo e pesca, de artesanato em taboa, em fuxico e em escamas de peixe e em educação ambiental na pesca artesanal.
Em relação ao monitoramento do Subprojeto, está definido que as decisões importantes serão tomadas por três diretores (Presidente, Secretário e Tesoureiro). Em caso de alguma divergência, os nove outros diretores serão convidados a opinar. As entidades que ofereceram apoio a esse projeto serão convidadas a participar da prestação de contas.
Principais resultados esperados
Para alcançar os objetivos específicos do Subprojeto, são aguardados os seguintes resultados:
· Reforma de espaço para criação de sala de reuniões, palestras e cursos de capacitação;
· Sede equipada, incluindo material de escritório;
· Material de proteção contra a Covid-19 disponível;
· Geração de trabalho e renda para o público atendido;
· Cooperativados qualificados em: informática básica; turismo e pesca; artesanato em taboa; educação ambiental na pesca; artesanato em fuxico e em escama de peixes;
· Melhoria da gestão da Colônia Z-27, com mais participação dos associados;
A realização dos projetos Apoio a UCs, Conservação da Toninha, Educação Ambiental e Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO,
conduzido pela Ministério Público Federal – MPF.
O objetivo desse site é permitir que todas as pessoas, direta ou indiretamente, beneficiadas pelos projetos, bem como a sociedade em geral, sejam informadas sobre a aplicação desses recursos e conheçam os resultados que estão sendo alcançados por meio dos projetos.